segunda-feira, 5 de maio de 2008

A CASA DO BARQUEIRO MOSTRA-SE NO CONCELHO

Filme de Jorge Murteira premiado no Festival Doc Lisboa 07
A Casa do Barqueiro, filme de Jorge Murteira premiado no Festival Doc Lisboa 2007 é pretexto para várias iniciativas no âmbito do 3º aniversário da ADN - Associação de Desenvolvimento de Nisa e que irão contar com a presença do autor.
Assim, no dia 9 de Maio, às 14,30h no Cine Teatro de Nisa o documentário é projectado especialmente para os alunos e professores da Etaproni e duas horas mais tarde (16,30h) para os utentes das instituições concelhias.
Às 20 horas haverá um encontro temático que culminará com um jantar e debate tendo como tema "Antropologia, o quê, Jorge?" e no qual Jorge Murteira não deixará de falar sobre o filme, o rio Tejo, os barqueiros e as barcas que assegura(va)m a passagem entre as suas margens.
No dia 10, às 17 horas, o Cine Teatro de Nisa abrirá as suas portas para mais uma sessão de "A casa do barqueiro", esta dedicada à população de Amieira do Tejo e para a qual a autarquia assegura o indispensável meios de transporte.
No dia 11, as actividades decorrerão junto ao Tejo, no sítio da Barca d´Amieira. E com o Tejo ali mesmo ao pé haverá uma travessia do rio, não de barca, mas de barco até à estação ferroviária na margem direita, outrora tão importante nas ligações a Amieira, Envendos e São José das Matas.
Às 18,30h será prestada homenagem aos barqueiros que desempenharam funções na Barca de Amieira e ao antropólogo/ documentarista Jorge Murteira. A iniciativa prosseguirá com um piquenique junto ao rio, no local onde foi rodado o filme e finalizará com a exibição do mesmo ao ar livre.