segunda-feira, 14 de março de 2011

Bordados de Nisa divulgados em Évora

Exposição “Têxteis de Nisa” e conferência “Nisa: uma terra para muitos bordados” na Casa de Burgos
A exposição “TÊXTEIS DE NISA” vai estar patente de 18 a 31 de Março em Évora na Galeria de Exposições da Casa de Burgos. A exposição é promovida pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo e será inaugurada no dia 18 de Março pelas 18h30.
No âmbito da exposição terá lugar na mesma Galeria, no dia 23 de Março, pelas 18h30, a Conferência “NISA: UMA TERRA PARA MUITOS BORDADOS” pela Dra. Ana Pires.
A promoção desta exposição surgiu de um convite feito pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo aquando da visita da Ministra da Cultura ao Museu do Bordado e do Barro de Nisa em Janeiro último.
A ideia é apresentar alguns tipos de bordados que se fazem em Nisa, nomeadamente alinhavados, bordados a ponto de cadeia, aplicações em feltro, bainhas abertas e rendas de bilros, apresentando um conjunto diversificado de peças algumas das quais mais antigas (como por exemplo os “caramelos”) a par de outras que ainda hoje fazem.
No decorrer da exposição verificar-se-á a presença de artesãs nisenses que trabalharão ao vivo e darão a conhecer os seus trabalhos, podendo inclusivamente vender as suas peças.